1) Antes de mais nada, tire habilitação, mas só para não ser pega num comando. Depois que sair da moto-escola vai "formatar" seu cérebro e esquecer tudo que falaram. Não acredite em nada do que eles ensinarem. Os grandes erros cometidos por motociclistas são resultado de uma péssima formação dos instrutores de moto-escolas. Depois de habilitada, aí sugiro procurar os cursos particulares que estes sim, ensinarão a verdadeira forma de pilotar.
2) Cuidado: bicicleta tem nada a ver com moto, muita gente acha que é igual, mas tem diferenças fundamentais, principalmente nos freios. Bicicletas são muito leves e tem pneus finos. A frenagem é delicada, principalmente pelo baixo coeficiente de atrito do pneu com o solo. É possível capotar de frente freando uma bicicleta de forma errada. Por isso muita gente sai da bike, pega a moto e freia errado. Na moto é praticamente impossível capotar de frente na frenagem e o freio traseiro tem uma função muito importante. Nas moto-escolar dirão para você usar apenas o freio traseiro, inclusive no exame prático, mas depois você volta a usar os dois freios normalmente.
3) Seja qual for a moto que você comprar faça seguro. Hoje o maior risco é ter a moto roubada e na tentativa de defender o bem que você pagou pode acabar se acidentando.
4) Você está certa: o grande problema é a pequena área da moto, em relação aos outros veículos, que a faz se esconder facilmente. Então, o motorista na verdade não está distraído, ele não está vendo mesmo! Mas existem regras pra evitar isso. Posicione-se sempre de forma a ser vista pelos espelhos retrovisores e, em caso de dúvida, buzine!
5) Os maiores riscos estão na forma como se pilota e não no veículo. Não existe veículo mais ou menos perigoso, mas sim pessoas mais ou menos perigosas. Independentemente disso você vai comprar - e usar - os equipamentos de segurança. O equipamento de segurança do motociclista é que garante a segurança passiva. Sem eles as possibilidades de uma lesão grave em acidentes leves aumentam bastante.